sábado, 2 de maio de 2009

Um Novo Mundo!

Estamos no 3º período de Pedagogia, na disciplina Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação. Abaixo nossa 1ª atividade:



Assunto: Um mundo novo!

Realmente, para rede de ensino público trata-se a internet como sendo um novo mundo, porém as escolas privadas já estão integradas neste processo das novas tecnologias, e a partir da aprendizagem dentro do primeiro ciclo. Vimos que em todo embasamento haverá descobertas posteriores, ainda mais por se tratar de uma atividade que muito temos a explorar. Quando estamos diante do texto; aos poucos jogos eletrônicos se instalam em salas de aula e estimulam debate sobre sua utilidade educacional. Daí, como em tudo na vida existe o lado positivo e o negativo, é necessário para utilização desta ferramenta, haver um respaldo, este voltado para o ensino-aprendizagem na forma educativa, banindo assim os jogos(games) violentos.
Até já existe alguns jogos em que podemos utilizar dentro de uma metodologia pedagógica, mesmo tratando-se de entretenimento(ex;jogo: the sims), cabe ao educador mediar os educandos para o conhecimento significativo(educativo). Porém, há controvércias de opniões, alguns profissionais da área acreditam que os educandos possam aprender mais e melhor através destes jogos, e outros não, podemos salientar que alguns dos pontos positivos são: trata-se de mais um instrumento, conhecer mais o próprio controle, repeito aos limites, coordenação motora fina;visomotora e etc e os negativos:tende a isolar-se; não socializando-se;sedentarismo e a principal, como sendo a de que os games tiram a oportunidade da criança desenvolver a imaginação, ou seja, criar imagens sem precisar de se apoiar no que se disponibiliza da tela. No entanto é um assunto que temos muito a desenvolver para perceber, reconhecer, diagnósticar, avaliar, num parâmetro de conhecimento cognitivo. Em tempo, pressupondo que a nova geração de indivíduos, educadores e educandos vivem bombardiados de novas invenções na área eletrônicas e que estas devam interagir junto a educação, que por sua vez venha contribuir na transformação de cidadãos evolutivos em um mundo capitalista." A internet e os games eletrônicos vieram para ficar, então, é preciso interagir com eles".

Componentes da Equipe : Valéria Nascimento
Ana Paula Apolinário
Mônica Araújo
Aminadab Santos(amin)

2 comentários:

  1. Muito bem!
    Encheram com postagens!
    Agora, enriqueçam com informações e conteúdos interessantes para trocar com os colegas.
    Espero vê-los sempre por aqui.
    Beijos,
    Profª Ediana

    ResponderExcluir
  2. O comentário foi bastante enriquecedor e concordamos plenamente que os jogos podem enriquecer o ambiente pedagógico,porém os profissionais da área devemestá preparados para administrar essa ova situação.
    Parabéns!
    Cláudia Barros,Érida Melo,Flora Tavares,Janaina Bezerra

    ResponderExcluir