sábado, 23 de maio de 2009

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A partir da disciplina Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação, consegui observar que se faz necessário interagir as novas tecnologias como sendo mais um instrumento para o ensino-aprendizagem dos educadores x educandos, assim trabalhados com uma metodologia pedagógica mediada pelo educador. Embasados pelo comunicar e informações do conhecimento científico através das novas tecnologias(computador-Internet), este nos conduz para capacitação e competencia do fim (objetivo), na sua função educativa e social.

Haja visto por muitos educadores, reconhecerem que o conhecimento sobre este processo de ensino-aprendizado através das novas tecnologias continua avançando, numa perspectiva de que os produtos tecnólogicos existem, poderão ser produzidos ainda mais, e que sejam utilizados para papéis fundamentamentais quanto a sobrevivência de uma sociedade; formadora de cidadãos éticos e intelectuais;

Lógico-matemática: capacidade de realizar operações matemáticas e de analisar problemas com lógica. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada.

Lingüística: habilidade de aprender línguas e de usar a língua falada e escrita para atingir objetivos. Advogados, escritores e locutores a exploram bem.

Espacial: capacidade de reconhecer e manipular uma situação espacial ampla ou mais restrita. É importante tanto para navegadores como para cirurgiões ou escultores. Físico-cinestésica: potencial de usar o corpo para resolver problemas ou fabricar produtos. Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se valem dela.

Interpessoal: capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores.

Intrapessoal: capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí seus desejos, e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais. Musical: aptidão na atuação, apreciação e composição de padrões musicais.


Em suma, demos o primeiro passo para avaliar o que já sabemos, o que ainda podemos aprender e/ou melhorar, contudo relacionado as novas tecnologias na forma educativa.



Atenciosamente,



Mônica Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário